Por que a leitura entre os jovens ainda é um desafio no Brasil?
A avaliação PISA 2018 divulgou que 66% dos alunos brasileiros não leem textos com mais de 10 páginas. Conforme os resultados, apenas 9,5% dos brasileiros de 15 a 16 anos chegaram a ler algum material com mais de 100 páginas em 2018. Em comparação, no Chile, a média de leitura entre jovens é de 64%, enquanto na Finlândia, que apresentou os melhores índices, é de 72,8%.
Afinal, o que leva os brasileiros ao afastamento da leitura?
Podemos considerar fatores como a falta de estímulo, o número de analfabetos, questões socioeconômicas, falta de investimento público em bibliotecas e os altos valores dos livros.
Vamos observar alguns números:
Bibliotecas públicas no Brasil: 5.318
Analfabetismo de pessoas com 15 anos ou mais: 5,4% (em 2023)
Pobreza: 22,3% (2017-2018)
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) investiu R$ 1,9 bilhão em livros e material didático para milhares de estudantes das redes públicas de ensino em todo o Brasil em 2021.
Livros caros: segundo a pesquisa “Panorama do Consumo de Livros” (2023), cerca de 84% da população brasileira acima de 18 anos não comprou nenhum livro nos últimos 12 meses.
Mesmo com essas informações, o que leva a população brasileira a ter um índice tão baixo de leitura?
As principais barreiras para a leitura são a falta de tempo, o desinteresse e a concorrência com outras formas de entretenimento, como a internet e a televisão. A pesquisa aponta que muitos jovens veem a leitura como uma atividade obrigatória e não prazerosa, o que dificulta o desenvolvimento do hábito.
Segundo a pesquisa “Saberes e Práticas”, a classe superior está usando o tempo livre nas redes sociais, e não para leitura ou prazer.
Para Refletir:
Afinal, a tecnologia facilitou essa diminuição no acesso à leitura?
Podemos culpar a falta de investimento e as questões educacionais que não têm preparo para estimular jovens leitores, mas e os adultos? Será que a culpa é dos altos valores dos livros? E as bibliotecas públicas, não estão sendo suficientes?
Referências:
Retratos da Leitura no Brasil: Por que estamos perdendo leitores?
Em 2021 foram investidos R$ 1,9 bilhão em livros e material didático do PNLD
IBGE afirma que em uma década a pobreza no Brasil caiu de 44% para 22% da população
[Taxa de Analfabetismo – PNAD 2023](https://educacao.uol.com.br/noticias/2024/03/22/taxa-de-analfabetismo-pnad-2023.htm#:~:text=O que aconteceu,ou escrever um simples bilhete.)
84% da população adulta do Brasil não comprou nenhum livro no último ano, aponta pesquisa
Acesso à leitura ainda é desafio no Brasil: como formar mais leitores?
Por que o brasileiro lê tão pouco?
66% dos alunos brasileiros não leem textos com mais de dez páginas, diz estudo